Regra de três e Semelhança de triângulos
1.
O triângulo GIL é semelhante ao triângulo SAM.
a.
Escreva na figura a medida de todos os ângulos
internos dos dois triângulos.
b.
Calcule o valor de x e y na figura.
c.
Qual a razão de proporcionalidade k entre os
triângulos?
d.
Calcule o perímetro dos dois triângulos.
2.
Aumentando proporcionalmente o paralelogramo ABCD
de um fator 1,5 obtemos o quadrilátero EFGH. Suponha que cada quadrícula da
malha tenha lados de 1 cm e faça o que se pede a seguir:
a.
Desenhe o quadrilátero EFGH na malha
quadriculada.
b.
Preencha a tabela abaixo:
|
Base (cm)
|
Altura (cm)
|
Área (cm²)
|
ABCD
|
|
|
|
EFGH
|
|
|
|
c.
Calcule a razão entre as áreas e compare-a com a razão de proporcionalidade
k=1,5.
3.
Em uma sala de 28 alunos foi realizada uma
pesquisa a qual apontou que 21 alunos gostam de praticar esportes. Qual é a
porcentagem de alunos que gostam de esportes?
4.
Em uma promoção, um celular que custa R$ 780,00
está sendo vendido com 20% de desconto. Qual a valor de desconto deste celular?
5.
Determine o valor dos ângulos das figuras:
a.
b.
c.
6.
Determine o valor de x e y na figura abaixo:
7.
Determine os ângulos internos dos triângulos:
a.
b.
8.
Para fazer 15 camisetas, gastamos 90
metros de tecido. Quantos metros de tecido serão necessários para fazer 32 camisetas?
9.
Um carro com velocidade de 80 km/h gasta
48 min para ir de Campinas para Itu. Quanto tempo levará outro carro com
velocidade de 60 km/h, para ir de Itu até Campinas?
10.
Escreva o valor dos ângulos de cada
figura:
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